quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Polo Santa Maria visita ExpoULBRA em Canoas


No dia 22 de Outubro alunos dos polos EAD de Santa Maria e Cachoeira do Sul foram participar da ExpoULBRA, os alunos EAD puderam conhecer as instalação da ULBRA Canoas, além de conhecer a Rádio e Tv ULBRA e olhar os trabalhos na exposição de banners. 

Também tiveram uma programação diferenciada, no qual puderam conhecer e conversar com os coordenadores dos cursos EAD.

Alunos dos Polos de Cachoeira do Sul e Santa Maria
Encontro com os coordenadores de curso
Polo Santa Maria



Rádio da ULBRA





Participação na Jornada de Pesquisa e Extensão ULBRA Santa Maria

No dia 21 de Outubro aconteceu a Jornada da ULBRA Santa Maria, no qual alunos no polo participaram do evento com envio e aprovação de dois trabalhos:

A CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL E A PRÁTICA DE SEPARAÇÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS DE ACADÊMICOS DA ULBRA
OFICINA DE EDUCAÇÃO MUSICAL: POSSIBILIDADES DE AÇÕES MUSICAIS NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO

Os alunos apresentaram os trabalhos para uma comissão avaliadora, tendo grande êxito na exposição dos projetos que estão em andamento no Polo.

Seguem algumas fotos...

Alunos EAD presentes na Jornada da ULBRA Santa Maria.

Alunas recebendo certificação dos trabalhos.



Momento da avaliação.

terça-feira, 14 de outubro de 2014

Depoimento do aluno de História, Diones Pacheco

Meu nome é Diones Jaime Pacheco, mas podem me chamar DJP. 
EAD ou presencial... Já experimentei os dois métodos, e posso dizer que para o mundo egoísta que estamos vivendo EAD, é muito melhor que presencial, pois você não tem que ir na aula todos os dias, vai quando bem entender, porém na EAD, temos tutoras e colegas que vendo menos vezes por semana, quando nos encontramos conseguimos até sentir um pouco de saudade.
Ou seja eu faço EAD, e defendo como método de ensino ótimo, pois o aluno aprende de verdade por suas forças próprias, somos obrigados a estudar, caso contrário iremos repetir e repetir as disciplinas.
Se estás em dúvida, tenta assim mesmo, só tentando fazer, iremos fazer algo um dia, se o medo nos paralisar, jamais iremos os objetivos de vida alcançar.
Um forte abraço DJP. 

quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Relato do aluno Celso Serafini - Administração EAD

Cada pessoa pensa de uma forma, assim também é com a EAD, alguns têm receio por desconhecer, outros já acham a melhor oportunidade para estudar e progredir profissionalmente ou pessoalmente, enfim, cada um pensa de uma forma... vamos saber como pensam nossos alunos?
Abaixo tem o relato do aluno Celso, que está cursando o 4º semestre do curso de Administração EAD.

Como decidiu fazer um curso EAD na ULBRA?
Olá! Meu nome é Celso Marino Serafini, tenho 48 anos e sou de Santa Maria, atualmente trabalho na área técnica relacionada ao ramo de informática, cursar ensino superior sempre foi um velho desejo, porém nunca foi possível devido alguns fatores. Vi  no EAD esta oportunidade, pois, quem trabalha o dia todo sabe das dificuldades do aprendizado devido o “excesso” de material para estudo e “escassez de tempo”,  mas enfim , as dificuldades do dia-a-dia não impede ninguém de seguir em frente.

Que sentimento sente ao ser aluno da modalidade a distância?
Tenho a ideia de que o aluno presencial precisa constantemente do professor ao seu lado cobrando, estimulando, exigindo ou elogiando, acredito que este aluno(a) não é muito eficiente para educação a distância. Optei por esta forma de estudo por exigir que você seja um aluno maduro, autônomo, comprometido com o aprendizado, principalmente criativo, um estudante de fato, que cumpra os prazos, afinal, esse tipo de modalidade de ensino exige muito dos alunos(as) , o quê notoriamente deve torná-los  grandes profissionais.

Os momentos no polo são necessários? Você participa deles?
Sim, muitos acham que a educação a distancia não precisa da presença dos alunos(as),  grande engano, a presença nos polos presenciais são essenciais para o desenvolvimento descentralizado de atividades, sem essa presença a educação seria muito difícil, a diferença é que não precisamos frequentar  às aulas diariamente. Os polos oferecem uma ótima infraestrutura física, tecnológica e pedagógica para que os alunos possam acompanhar os cursos a distância.

Como se dá o contato com os colegas?
O contato com os colegas se dá de forma mais natural possível, isto é, nas aulas presenciais, redes sociais, e-mail, entre outras formas possíveis, muitos alunos formam grupos de estudos para aperfeiçoar o aprendizado...

Sente-se pertencente a um grupo? Sente-se diferente dos alunos do presencial?(uso da biblioteca e dos espaços da instituição).
Sim, sinto-me pertencente a um grupo, pois é uma forma de educação como qualquer outra, sinto-me também um pouco diferente dos alunos e colegas presenciais, uma vez que, conf. Já explicado anteriormente essa modalidade de ensino exige muito dos alunos(as) , o quê  deve tornar-me um profissionais mais preparado.