quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Inverdades sobre a EAD

Resposta da ABED ao Editorial Educação Acelerada da Folha de São Paulo

A Associação Brasileira de Educação a Distância - ABED lamenta a publicação de inverdades no editorial "Educação Acelerada", publicado pela Folha, em sua edição de 25/11/2014.
A evasão nos cursos de Graduação na modalidade a distância foi de 17% de 2011 para 2012, e de 30%, comparando-se 2012 a 2013. Esses dados são oficialmente publicados pelo INEP/MEC, no Censo de Educação Superior.
Não há nenhuma fonte oficial que aponte a evasão de 80% anunciada pelo editorialista, numa lamentável demonstração de desinformação e preconceito contra os mais de um milhão cento e cinquenta mil alunos matriculados em cursos de Graduação EAD e milhares de profissionais que atuam com a modalidade, entre professores, tutores e equipes técnico-administrativas.
A atribuição de evasão à uma suposta má qualidade desses cursos não corresponda à verdade, uma vez que o CensoEAD.Br, realizado anualmente por nossa Associação, demonstra consistentemente os motivos dados pelos alunos como sendo falta de tempo para estudar e falta de adaptação à rigorosa metodologia.
Os dados do ENADE disponibilizados anualmente pelo MEC demonstram que os resultados das provas realizadas por alunos de cursos na modalidade a distância estão no mesmo nível ou, em alguns quesitos, até superiores aos alcançados por estudantes de cursos presenciais. O crescimento do número de novos alunos universitários de 2012 a 2013 foi de 3% para o presencial e 12% para a EAD.
O fato de o governo brasileiro não liberar a possibilidade do FIES para alunos de cursos EAD é também mais uma demonstração de um preconceito, ainda arraigado segundo uma visão elitista do papel que a Educação deve ter na sociedade.
ABED - Associação Brasileira de Educação a Distância

Fonte: Associação Brasileira de Educação a Distância
http://www.abed.org.br/site/pt/

terça-feira, 25 de novembro de 2014

Perfil do Aluno EAD

Fonte: http://www.aedmoodle.ufpa.br/
Rena Palloff e Keith Pratt (2004) traçam um perfil do aluno virtual de sucesso. Ele precisa ter a mente aberta e compartilhar detalhes sobre sua vida, seu trabalho e outras experiências educacionais; não se sentir prejudicado pela ausência de sinais auditivos ou visuais no processo de comunicação; desejar dedicar uma quantidade significativa de seu tempo semanal a seus estudos e não ver o curso como a maneira mais leve e fácil de obter créditos ou um diploma; ser, ou passar a ser, uma pessoa que pensa criticamente; ser capaz de refletir; e acreditar que a aprendizagem de alta qualidade pode acontecer em qualquer lugar e a qualquer momento.
Você se identificou? Junte-se a nós, venha para a ULBRA


Qual o futuro da EAD?


A Educação a Distância é antiga...

Segundo Frederic Litto (2010) "embora muitas pessoas só recentemente tenham descoberto as possibilidades da aprendizagem a distância, ela é, na verdade, uma prática tradicional que começou por volta de 1850 em vários países da Europa".
No caso do ensino superior, a Universidade de Londres começou programas em EAD em 1858, onde teve um aluno muito conhecido mundialmente, Mahatma Gandhi, que cursou direito. Estava na África e cursou pela Universidade de Londres.

"Levava dois meses para o navio dos correios, trazendo as explicações e correções dos trabalhos e provas da Universidade de Londres, para chegar até Mahatma Gandhi em África do Sul"
Os tempos mudaram, mas a EAD não é algo novo como pensam... Venha para a ULBRA e conheça melhor a modalidade que, de nova, só os recursos midiáticos!!


LITTO, Frederic M. Aprendizagem a Distância. SP: Imprensa oficial do estado de São Paulo, 2010.

De Mandela a Hilary Duff: conheça famosos que já fizeram cursos a distância

Vale a pena conferir!



quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Encontro Nacional de Diretores e Coordenadores de Polo

Nos dias 10 e 11 reuniram-se na ULBRA Canoas diretores e coordenadores de diversos polo ULBRA do Brasil. Esses dois dias foram de muitas informações importantes, onde puderam-se conhecer os diferentes setores de Canoas e encontrar e compartilhar boas práticas entre os Polos.
O polo de Santa Maria contou com a participação da coordenadora do Polo Frankiele Oesterreich que teve a oportunidade de apresentar as Boas Práticas realizadas no Polo.
Confiram algumas fotos!
Pró-reitores e reitor falaram ao grupo

Coordenadores de Curso

Apresentação de Boas Práticas do Polo



Aos nossos alunos EAD.... BOAS PROVAS!!!




Nada melhor nesta vida do que poder realizar nossos sonhos, nossos objetivos, não é mesmo? E na verdade, não há como ser diferente porque sonhar e desejar alguma coisa é mais que natural. É parte de todo ser humano, e se assim não fosse que graça teria. Nada cai do céu, aquilo que nós queremos, é importante para nós, mas é preciso ir a luta com muita disposição, e isso é coisa que eu sei que não lhes faltam. Você precisa fazer uma boa prova, então mentalize esse momento sempre com a certeza que se sairá bem. Nossa mente projeta coisas boas e ruins, então fique no lado positivo para ter sucesso e Deus que a tudo vê, virá em seu auxilio. Boa sorte!!

                                                        Polo EAD ULBRA Santa Maria.

sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Boletim Mensal da EAD nov/14

Este é nosso primeiro boletim do Polo EAD ULBRA Santa Maria. Pensamos em criar este material como forma de divulgar não só aos alunos EAD, mas a todos da Unidade Santa Maria o trabalho que estamos desenvolvendo.
A Educação a Distância faz parte desta Unidade, cabe a nós divulgá-la e incentivar futuros alunos a ingressarem aqui!
Acredito muito nesta modalidade de ensino, que vem crescendo a cada ano, oportunizando o acesso ao ensino superior para muitas pessoas que não conseguiriam estudar presencialmente, em virtude do trabalho, ou mesmo por residir distante de uma Instituição de Ensino Superior. 
Os alunos da  EAD desenvolvem muitas habilidades, dentre elas, a AUTONOMIA, buscar por si só “ir além” nos estudos, pesquisas, projetos. Junte-se a nós nesta rede de conhecimentos e grandes aprendizagens, pois acreditamos que “a soma do conhecimento, com a força de vontade é o que faz a diferença”.
Se você pensa assim, junte-se a nós! Venha para a ULBRA!
Frankiele Oesterreich
Coord. Polo EAD
ULBRA Santa Maria