- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Inscrições começam dia 19 e seguem abertas até 22 de janeiro
A Secretaria de Educação Superior do MEC publicou o Edital nº 1 que dispõe sobre o cronograma e demais procedimentos para o processo seletivo do Programa Universidade para Todos (Prouni), em 2016. De acordo com o Edital, as inscrições começam no dia 19 de janeiro e seguem até o dia 22. A oferta de bolsas terá duas chamadas: a primeira será divulgada em 25 de janeiro e a segunda, no dia 12 de fevereiro. O aluno que não for selecionado pode indicar interesse em participar da lista de espera, no período de 26 a 29 de fevereiro.
Bolsas
As sete instituições de ensino superior mantidas pela Associação Educacional Luterana do Brasil (Aelbra), mantenedora da Ulbra, oferecem oportunidades de bolsas de estudos na graduação através do Prouni. No primeiro semestre de 2016, no total, são ofertadas 1.479 bolsas com 100% de gratuidade em diversos cursos nas modalidades presencial e a distância (EAD). Os interessados podem optar por se inscrever em 14 unidades de ensino superior presencial, que estão localizadas em Cachoeira do Sul, Canoas, Carazinho, Gravataí, Guaíba, Santa Maria, São Jerônimo e Torres, no Rio Grande do Sul; Manaus, no Amazonas; Itumbiara, em Goiás; Santarém, no Pará; Ji-Paraná e Porto Velho, em Rondônia; e Palmas, no Tocantins. Acesse www.ulbra.br/prouni e saiba mais.
Atualmente, as unidades da Aelbra mantêm 12.858 acadêmicos estudando com bolsas do governo federal. E um total de 7.330 profissionais se formaram entre 2005 a 2015, nessas instituições, com este benefício.
Prouni
Estudantes de baixa renda podem solicitar uma bolsa do Prouni a partir do dia 19 de janeiro. Nas mantidas da Aelbra, o benefício é integral (100% da mensalidade) para o candidato. Para isso, o aluno deve cumprir alguns requisitos: ter feito o Enem 2015; ter cursado todo o ensino médio na rede pública ou bolsista integral em escola privada; não ter diploma de ensino superior e renda familiar mensal per capita de até 1,5 salário mínimo (R$ 1.320,00).
O critério de renda, entretanto, não se aplica a professores da rede pública que desejam obter a bolsa para estudar em curso de licenciatura.
As inscrições se encerram no dia 22 de janeiro. A oferta de bolsas terá duas chamadas: a primeira será divulgada em 25 de janeiro e a segunda, no dia 12 de fevereiro.
Após essa etapa, o aluno deve procurar a instituição de ensino escolhida e comprovar as informações prestadas no site do programa (http://siteprouni.mec.gov.br). Se não selecionado, pode indicar interesse em participar da lista de espera, no período entre 26 e 29 de fevereiro.
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos