Estão abertas as inscrições para o Vestibular EAD da Ulbra Expectativa da Ulbra é procura expressiva nos polos pelo Brasil


O número de ingressos em cursos de graduação na modalidade Educação a Distância (EAD) está crescendo de forma exponencial, pois, nos últimos dois anos, as matrículas nesta categoria aumentaram mais de 20%. E mais: a EAD representou, em 2016, uma participação de 18,6% no total das matrículas do Ensino Superior, o que equivale a 1,5 milhão de pessoas que optaram pela graduação nesta modalidade. 

Os dados são do Censo de Educação Superior 2016 e foram divulgados no final de agosto deste ano em coletiva de imprensa com o Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Na Educação a Distância, a Ulbra conta com mais de 80 polos credenciados nas cinco regiões brasileiras e oferece 20 cursos de graduação, divididos em três categorias: bacharelado, licenciatura e superior em tecnologia. 
Créditos da fotos:Luiz Munhoz/ACS Ulbra Canoas
Conforme a diretora da EAD, Paula Maines, a expectativa para o número de inscrições no Vestibular deste ano é grande, tanto pela diversidade de localização dos polos quanto pelo valor acessível dos cursos a distância em relação aos presenciais. "Apesar do cenário econômico em que o país se encontra, a expectativa é que a procura nos vários polos onde estamos localizados no Brasil seja expressiva, visto que os cursos a distância apresentam a qualidade do ensino idêntico à modalidade presencial, seu diploma tem o mesmo peso que a graduação convencional e o investimento financeiro é mais em conta em relação aos presenciais", afirma a diretora.  

Vantagens de estudar na EAD

 Nos cursos de graduação da Ulbra EAD, a primeira mensalidade tem 40% de desconto. O aluno estuda onde e quando quiser, pois o material é disponibilizado totalmente online, em plataforma própria, e o diploma é igual ao do ensino presencial. O candidato com inscrição confirmada no vestibular pode realizar gratuitamente 5 cursos de capacitação online: Introdução à EAD, Gerenciamento de Finanças Pessoais, Planejamento de Carreira, Marketing Pessoal e A Arte de Falar Bem. 

Detalhes do Vestibular 

As inscrições para o Vestibular EAD iniciaram no dia 18 de setembro, e são realizadas através do site www.ulbra.br/vestibular/ead. O candidato deverá selecionar o estado e a cidade em que mora e será direcionado para o polo mais próximo de seu endereço. É no polo cadastrado que prestará a prova para o Vestibular e também realizará as avaliações durante o curso. 

O processo seletivo com data fixa ocorre em três dias diferentes nos diversos Polos da Ulbra: na Ulbra RS, a prova ocorre em 19 de novembro. Já nos Polos Conveniados, em 18 de novembro. Os Polos de Itumbiara, Manaus e Santarém realizam sua prova em 28 de outubro e os Polos de Palmas, Porto Velho e Ji-Paraná, no dia 29 de outubro. A prova é constituída por uma redação sobre um tema atual. 

Além da data fixa, o candidato tem a opção de agendar a sua avaliação em uma data diferente, conforme o Polo.

Informações sobre os cursos, editais e manuais podem ser acessadas através do site Vestibular EAD.

Adriana Marques
Jornalista - MTb. 8.354