Orientador presencial realiza palestra para curso da UFSM

Na última quarta-feira, 19 de setembro, o orientador presencial dos cursos EaD da Ulbra Santa Maria, professor mestre Romulo Tondo, realizou uma palestra aos estudantes do curso de Serviço Social, na disciplina de Direitos Humanos, ministrada pela professora doutora Sheila Kocourek da Universidade Federal de Santa Maria. 


Na oportunidade, o educador debateu sobre a mídia, a infância e a violência. A temática em questão vem sendo trabalha pelo educador desde sua graduação no curso de Jornalismo, no qual trabalhou o silenciamento midiático diante das pautas de exploração sexual de crianças no Rio Grande do Sul. Após, dando continuidade aos estudos, Romulo cursou sua especialização em Políticas e Intervenção em Violência Intrafamiliar, no qual trabalhou com o bullying em uma perspectiva digital. 

Segundo o educador este percurso é importante para compreender alguns traços sobre a violência contra a criança e o adolescente. “A sociedade contemporânea e as dinâmicas sociais digitais permitem com que crianças, adolescentes e até mesmo adultos sejam cometidos pela violência digital, seja ela o discurso de ódio ou até mesmo o roubo de dados privados de cada usuário”, comenta o orientador presencial. 

De acordo com a coordenadora do polo Vanessa dos Santos Nogueira, a participação do professor em atividades externas reflete o compromisso da instituição com a comunidade que está inserida e com a missão de “ser comunidade de aprendizagem eficaz e inovadora”. 

Romulo Tondo passou a integrar a equipe do polo EaD da Ulbra Santa Maria em julho deste ano.