Ulbra inova e amplia interação em ambiente de aprendizagem

Com parceria da Google, o novo Aula é semelhante às redes sociais

O Aula é o novo Ambiente de Aprendizagem da Ulbra para a educação a distância e ensino presencial. É mais um passo no contexto do avanço pedagógico mediado por tecnologia. Começa em 2019/1 em todo o Brasil, na volta às aulas. Um ambiente preparado para possibilitar a mediação e a interação do ensino e aprendizagem através das experiências entre professores e alunos, rompendo os limites entre o físico e o virtual.

A Ulbra alcança inovação tecnológica, substituindo o NetAula, após dez anos, acompanhando mudanças e hábitos atuais. Metade da população conectada acessa a internet exclusivamente pelo telefone celular. Isso representa 58,7 milhões de brasileiros, conforme pesquisa do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br). “Tudo pode ser feito através dos dispositivos móveis. O Aula é totalmente responsivo. Ele se adapta à tela do tablet, smartphone ou pelo computador”, explica uma das coordenadoras do Laboratório de Aprendizagem Virtual (LAV) da Ulbra, professora Patrícia Noll de Mattos.

Ferramentas

Entre as novidades que trazem benefícios aos alunos está a plataforma própria da Ulbra integrada ao Google for Education. Conforme a professora e coordenadora Patrícia, a parceria proporciona rapidez, inovação de layout, acessibilidade e mais interação entre aluno/aluno e professor/aluno. O Google fornece as ferramentas necessárias para abrir a maioria do conteúdo disponibilizado, como PDF, vídeo e vários outros. Tudo está disponível na nuvem.

“Possui identidade rápida com o estudante, porque é semelhante às redes sociais. O processo de interação é facilitado através da troca de mensagens, inclusive com transcrição de áudio em texto e layout moderno, semelhante ao WhatsApp”, explica a coordenadora. Segundo ela, através da sala de interação é possível escrever texto, inserir vídeo, imagens ou anexos. “O professor ainda pode postar, diretamente, vídeo ou áudio com explicações. Há possibilidade de interação com cada postagem, através de ícones como ‘Curtir’, ‘Amar’, dentre outros”, enfatiza Patrícia. 

Interações

No Ambiente Aula, o aluno recebe notificações, ao entrar no ambiente, de novas mensagens e avisos e, para cada sala virtual, de avaliações pendentes, interações não lidas e de novos recursos disponibilizados pelo professor. Organiza o conteúdo na forma de roteiro de aprendizagem, trilha a ser seguida pelo estudante. Na medida em que o universitário avança, vai mudando de cor e incrementando o percentual de conclusão do curso.

Todo o processo de aprendizagem pode ocorrer dentro do Aula ou pode ser utilizado como auxílio nos cursos presenciais. Ele está interligado com todos os sistemas de ensino.   “O Aula é bastante intuitivo e isso facilita a aprendizagem. Por ser semelhante ao que há nas redes sociais, o estudante aprende logo.  Mas há tutoriais explicando e, também, respostas para as perguntas mais frequentes. Atende a muitas solicitações de universitários que foram feitas nas pesquisas das avaliações institucionais”, acrescenta.

Agilidade

O Aula é uma ferramenta que atende uma prerrogativa da Ulbra na Reestruturação Pedagógica para maior interação do docente com o aluno. No lugar onde o estudante estiver e em qualquer horário. O ambiente foi pensado por um grupo grande, com representantes de vários setores da Instituição, gestores, professores, coordenadores, tutores EAD, funcionários e alunos, diante das necessidades dos novos projetos pedagógicos, aliados à expertise do setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) da Ulbra, com recursos modernos do mercado para melhor capacitar docentes e qualificar o universitário.

A interação entre aluno e professor avançou bastante com o Aula. Antes, o estudante só recebia do docente a informação textual. Hoje a troca de informações é direta entre professor/aluno ou todo o grupo da turma. E, em forma de áudio e vídeo, pelo professor. O ambiente foi desenvolvido seguindo as diretrizes de acessibilidade ao conteúdo web (WCAG 2.0), com base nos padrões fornecidos pelo W3C (consórcio internacional para desenvolvimento de padrões para web). A cartilha que o Brasil segue.  “O novo Aula tem a agilidade que aproxima mais o docente do universitário, com ensino personalizado”, conclui a coordenadora.

SAIBA MAIS
Principais benefícios e novidades
  • Acessível: moderno e ideal para utilizar pelo celular. Tudo pode ser feito através dos dispositivos móveis.
  • Interativo: semelhante às redes sociais. Favorece troca coletiva de informação entre professor/aluno ou toda a turma. E, em forma de áudio e vídeo, pelo docente.
  • Responsivo: se adapta à tela de qualquer aparelho (smartphone, tablet, notebook e computador).
  • Integrado ao Google for Education: não precisa ter software para abrir determinados conteúdos, vídeos, documentos, pois o Google fornece os players necessários. Acesso a diversos aplicativos.
  • Tudo na nuvem: o Aula abre na nuvem. O material fica disponível durante o curso. Armazenamento ilimitado. Não há problema de espaço para armazenar.
  • Mensagem: parecida com WhatsApp. Ao invés de escrever ao professor, aluno pode enviar áudio, que o programa transforma em texto. Não existe mais o e-mail.
  • Alerta: avisa para atividades que não foram feitas. Aluno recebe notificações, em vermelho, de novos avisos. Semelhante ao Facebook.
  • Rapidez: sem lentidão e instabilidade. Sem congestionamento, mesmo em início e final de semestre, quando muitos buscam conteúdo ao mesmo tempo.


Marcelo Miranda
Jornalista - MTb. 6824
Comunicação e Marketing da Aelbra